sexta-feira, 27 de março de 2009

Olá galera! Em nossa ultima aula nós falamos sobre Trabalho e Sociedade na Grécia Clássica nosso propósito é ultrapassar a memória e contar um pouco da história da Grécia Antiga estabelecendo várias relações entre os valores e a organização social grega e mostrando o processo de desenvolvimento da cultura grega a que chamamos clássica.

Grécia Clássica

A civilização grega surgiu entre os mares Egeu, Jônico e Mediterrâneo, por volta de 2000 a.C. Formou-se após a migração de tribos nômades de origem indo-européia, como, por exemplo, aqueus, jônios, eólios e dórios. As pólis (cidades-estado), forma que caracteriza a vida política dos gregos, surgiram por volta do século VIII a.C. As duas pólis mais importantes da Grécia foram: Esparta e Atenas.
Atenas

Atenas era uma cidade que estava situada na península Ática, cidade jônica. Como algumas cidades Atenas, foi desenvolvida a partir de contatos com outras cidades, como por exemplo: um colono egípcio, chamado de Cécrope, que morreu para salvar seu país da invasão dos chamados Dórios. Fazendo com que sua cultura e civilização mudassem. Acrópole Socialmente Atenas, quem poderia ser considerado ateniense, tinha de ser filhos de pai e mãe ateniense, ou seja, quem não tinha descendência ateniense poderia usar do que a cidade oferecia, mas não poderia ter total naturalidade ateniense. Por isso a população ateniense era dividida em três: cidadãos, metrecos e escravos. Com o passar dos tempos começaram a surgir os comerciantes e os empresários das indústrias, que se uniam com intuito de melhorar a qualidade de vida da população, se unindo assim a política, depois Drácon começou a escrever as primeiras leis. Com o crescimento do homem a partir de sua luta para a igualdade, foi dado o direito aos atenienses a democracia e o direito à cidadania, ou seja, todas as pessoas poderiam ser consideradas cidadãs apesar de não terem nascido naquele território; mas para isso foram realizadas reformas políticas; depois 10 (dez) tribos foram divididas em um mesmo território, e a Eclésia passou ater mais poder.


Esparta

É localizada no sudeste do Peloponeso, cercada por muitas montanhas. Foi conquistada pelos Dórios, invadida pelos Aqueus e habitadas pelos povos chamados, Pelasgos. Houve em Esparta muitas guerras para que fosse conquistado o solo, ou seja, as guerras em Esparta se deram por três motivos: necessidade de outras terras; abater o poder de um país sobre o seu; aumentar as tropas militares, auxiliares ou aliadas. Assim como em Atenas, a nacionalidade de Esparta, também era permitida somente para quem fosse descendente de uma pessoa naturalizada da cidade. A divisão de sua população era feita a partir de divisões, ou seja, era dividida em três: ilotas, periecos e espaciatas. A educação em Espartas era visada somente para formar soldados. No exército de Espartas havia 30 mil homens, mais 500 na cavalaria, esses soldados viviam somente para a guerra. Esparta com esse exército dominou muitas cidades, fazendo-se assim superior a cidade, essa fase ganhou o nome de Hegemonia espartana. Houve então em 431 e 404 a.C. uma guerra entre Atenas e Esparta em que sua razão foi, porque Atenas teve um grande crescimento e poder sobre os Espartas, e sua população. Esparta venceu a guerra, e teve Atenas como refém, fazendo-os passar todo o tipo de dificuldade até o ano de 404 a.C em 403 a.C a democracia no país foi restabelecida.


Religião

A religião politeísta grega era marcada por uma forte marca humanista. Os deuses possuíam características humanas e de deuses. Os heróis gregos (semi-deuses) eram os filhos de deuses com mortais. Zeus, deus dos deuses, comandava todos os demais do topo do monte Olimpo. Podemos destacar outros deuses gregos : Atena (deusa das artes), Apolo (deus do Sol), Ártemis (deusa da caça e protetora das cidades), Afrodite (deusa do amor, do sexo e da beleza corporal), Démeter (deusa das colheitas), Hermes (mensageiro dos deuses) entre outros. A mitologia grega também era muito importante na vida desta civilização, pois através dos mitos e lendas os gregos transmitiam mensagens e ensinamentos importantes.
Os gregos costumavam também consultar os deuses no
oráculo de Delfos. Acreditavam que neste local sagrado, os deuses ficavam orientando sobre questões importantes da vida cotidiana e desvendando os fatos que poderiam acontecer no futuro.

Mitologia

A mitologia grega enfatizava o contraste entre as fraquezas dos seres humanos e as grandes e aterradoras forças da natureza. O povo grego reconhecia que suas vidas dependiam completamente da vontade dos deuses. Em geral, as relações entre humanos e os deuses eram amigáveis. Porém, os deuses aplicavam severos castigos aos mortais que revelassem conduta inaceitável, como orgulho complacente, ambição extrema ou prosperidade excessiva.
As musas, as ninfas (mulheres belas e charmosas que assombravam bosques e florestas), e os heróis (seres mortais importantes na mitologia: Jasão, Teseu, Édipo, Menelau, Agamenon, Odisseu, Aquiles, Heitor, Páris e Héracles (Hércules), que é o mais importante de todos os heróis) também era cultuados, apesar de não serem deuses, através da mitologia grega.



É isso ai pessoal , já deu para vocês se informarem um pouco mais sobre a Grécia Clássica.


Até a proxima! (:

Nenhum comentário:

Postar um comentário