sexta-feira, 29 de maio de 2009

Olá pessoal hoje falaremos um pouco sobre o Império Bizantino que está sendo estudado em sala de aula,então espero que vocês consigam aprender um pouco mais sobre esse assunto.



Império Bizantino

No século IV o Império Romano dava sinais claros da queda de seu poder no ocidente, principalmente em função da invasão dos bárbaros (povos germânicos) através de suas fronteiras. Diante disso, o Imperador Constantino transferiu a capital do Império Romano para a cidade oriental de Bizâncio, que passou a ser chamada de Constantinopla. Esta mudança, ao mesmo tempo em que significava a queda do poder no ocidente, tinha o seu lado positivo, pois a localização de Constantinopla, entre o mar Negro e o mar Mármara, facilitava muito o comércio na região, fato que favoreceu enormemente a restauração da cidade, transformando-a em uma Nova Roma.



Antiga Constantinopla



Reinado de Justiniano

O auge deste império foi atingido durante o reinado do imperador Justiniano (527-565), que visava reconquistar o poder que o Império Romano havia perdido no ocidente. Com este objetivo, ele buscou uma relação pacífica com os persas, retomou o norte da Africa, a Itália e a Espanha Durante seu governo, Justiniano recuperou grande parte daquele que foi o Império Romano do Ocidente




Justiniano e seu séquito c.547 d.C. San Vitale, Ravena (Mosaico)

Religião


A religião foi fundamental para a manutenção do Império Bizantino, pois as doutrinas dirigidas a esta sociedade eram as mesmas da sociedade romana. O
cristianismo ocupava um lugar de destaque na vida dos bizantinos e podia ser observado, inclusive, nas mais diferentes manifestações artísticas. As catedrais e os mosaicos bizantino estão entre as obras de arte e arquitetura mais belos do mundo.
Os monges, além de ganhar muito dinheiro com a venda de ícones, também tinham forte poder de manipulação sobre sociedade. Entretanto, incomodado com este poder, o governo proibiu a veneração de imagens, a não ser a de Jesus Cristo, e decretou pena de morte a todos aqueles que as adorassem. Esta guerra contra as imagens ficou conhecida como A Questão Iconoclasta.





Sociedade bizantina


A sociedade bizantina era totalmente hierarquizada. No topo da sociedade encontrava-se o imperador e sua família. Logo abaixo vinha a nobreza formada pelos assessores do rei. Abaixo destes estava o alto clero. A elite era composta por ricos fazendeiros, comerciantes e donos de oficinas artesanais. Uma camada média da sociedade era formada por pequenos agricultores, trabalhadores das oficinas de artesanato e pelo baixo claro. Grande parte da população era formada por pobres camponeses que trabalhavam muito, ganhavam pouco e pagavam altas taxas de impostos.




Pintura (Renascentista).Sociedade bizantina.

Crise e Tomada de Constantinopla


Após a morte de Justiniano, o Império Bizantino ficou a mercê de diversas invasões, e, a partir daí, deu-se início a queda de Constantinopla. Com seu enfraquecimento, o império foi divido entre diferentes realezas
feudais.Constantinopla teve sua queda definitiva no ano de 1453, após ser tomada pelos turcos.




Invasões(Constantinopla).

Cruzadas

As cruzadas foram expedições militares organizadas pelos cristãos para recuperar a Terra Santa, onde Jesus havia vivido. Os muçulmanos dominavam a Terra Santa. Foram empreendidas entre os séc. XI e XIII. Os seus participantes eram da Europa ocidental.
Os cristãos visavam, como primeiro objetivo das cruzadas, a fé religiosa. Mas as expedições também tinham em vista o intenso esforço dos europeus para aumentar seu poder, territórios e riquezas. Já antes das cruzadas, os cristãos haviam começado a reconquistar terras na Europa que estavam sob o domínio dos muçulmanos. Quando da Primeira Cruzada, os cristãos já haviam retomado a região sul da Itália e a Sicília e os muçulmanos se mantinham na defensiva na Espanha.
A palavra cruzada vem de cruz. Os membros das expedições levavam o símbolo de Cristo costurado em suas túnicas. "Tomar a cruz" significava tornar-se um cruzado.




Os cruzados saqueiam Constantinopla em maio de 1204; Jacopo Negretti, dito Palma, o Jovem, Veneza, Palácio Ducal.




Atualidade


Atualmente, Constantinopla é conhecida como Istambul e pertence à Turquia. Apesar de um passado turbulento, seu centro histórico encanta e impressiona muitos turistas devido à riquíssima variedade cultural que dá mostras dos diferentes povos e culturas que por lá passaram
.





Atual Constantinopla.

Até a proxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário